Farejar é atividade essencial para a saúde e bem-estar dos cães

Farejar é atividade essencial para a saúde e bem-estar dos cães

Além de identificar cheiros, farejamento ajuda a controlar impulsos, consumir energia e intensificar laços sociais entre os cachorros

A prática de farejar vai muito além de uma simples curiosidade natural dos cães – é uma necessidade essencial que promove benefícios para a saúde mental e o bem-estar dos pets.

Estudos recentes realizados nos Estados Unidos revelam a habilidade dos cães em detectar câncer com mais de 90% de precisão, reforçando a importância do olfato canino, que é cerca de 10 mil vezes mais sensível que o humano.

Mas os benefícios do farejamento não param por aí: ele ajuda a controlar instintos, melhorar a interação social e consumir energia de maneira saudável, trazendo equilíbrio à vida dos cães.

Segundo o especialista em comportamento canino e fundador do Patinhas Urbanas, Richardson Zago, incentivar o farejamento é um passo fundamental para a saúde mental e física dos cães.

Ele explica que o olfato é o principal sentido dos cães e, por isso, o desenvolvimento dessa habilidade pode trazer o animal a um estado de maior equilíbrio.

Desenvolver o olfato cansa e desgasta a mente do cão, que precisa analisar os diferentes cheiros e armazenar na memória os odores. Isso gera um tipo de exercício mental fundamental para o equilíbrio deles”, diz Zago.

Além do estímulo mental, o ato de farejar promove o desenvolvimento de paciência e controle dos instintos naturais do animal. Ao lidar com estímulos variados, o cão aprende a moderar seus impulsos, resultando em um comportamento mais calmo e controlado.

Farejar é uma atividade que exige paciência, e isso reflete no comportamento geral do cão, tornando-o mais tranquilo e atento”, explica o especialista.

A interação social é outra vantagem destacada por Zago. Durante o farejamento, especialmente quando realizado em grupo, os cães interagem mais e criam laços sociais, que são fundamentais para sua saúde emocional.

A prática em grupo proporciona uma conexão com o ambiente natural do animal, o que facilita a socialização e aproxima os cães de sua natureza instintiva.

Consumo de energia – Farejar pode parecer uma atividade passiva, mas exige um grande esforço mental que resulta em um gasto energético considerável.

A prática é particularmente benéfica para cães que necessitam de estímulos constantes e podem não gastar energia de forma adequada. Como explica Zago, mesmo que não seja um exercício físico intenso, o farejamento demanda muito esforço cognitivo.

Estimular o olfato cansa o animal, mas de uma forma que ele se sente realizado e calmo, o que promove um equilíbrio positivo na sua rotina”.

 

Fonte: Ana Carolina Leal

deixe seu comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *